Arquidiocese de São Paulo - Pastoral Familiar

Quem somos

O NUFESP - Núcleo de Formação e Espiritualidade foi organizado pela Comissão Regional Sul 1 da Pastoral Familiar, conforme o Anexo 2 do Diretório Nacional da Pastoral Familiar.

Tem como objetivo formar agentes da Pastoral Familiar, tendo em vista as urgências na ação evangelizadora. "O atual excesso de informações exige formação adequada que auxilie na síntese, no discernimento e nas escolhas. O desafio para todos os que aceitam Jesus como caminho é escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes." (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil,  2015-2019 - DGAE, 50). "A formação dos leigos e leigas precisa ser uma das prioridades da Igreja Particular; é 'um direito e dever para todos', (...) sobretudo para aqueles que atuam na sociedade, onde se apresenta o desafio de dar 'testemunho de Cristo e dos valores do Reino'”.  (DGAE, 92). Contar com agentes multiplicadores capacitados e qualificados favorece o trabalho pastoral junto às famílias

A formação segue o método de encontros formativos, compostos de aulas expositivas e motivações para a prática. Não faltam momentos especialmente dedicados à espiritualidade, pois é ela a referência e o sustento para o trabalho pastoral bem executado. O curso completo tem 16 encontros, totalizando 32 horas aula e 2 encontros de espiritualidade de um dia, totalizando mais 16 horas.



A Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Paulo está estruturada de acordo com as orientações da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Está presente nas seis regiões episcopais da Arquidiocese - Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé, tendo como bispo referencial D. Sergio de Deus Borges e como Assessor Eclesiástico o Pe. Zacarias Paiva.