Arquidiocese de São Paulo - Pastoral Familiar

Espiritualidade

Uma vida equilibrada e saudável exige de nós atenção e cuidados com o físico, com o psicológico e com o espírito. Do mesmo modo como precisamos nos alimentar e praticar exercícios físicos para termos um corpo saudável, precisamos ler, dormir adequadamente e termos nossos momentos de lazer para a saúde psicológica, também precisamos reservar algum tempo exclusivamente para cuidarmos de nossa saúde espiritual.

A oração é o mais importante alimento para fortalecermos nossa espiritualidade. E ela deve ser praticada de duas formas: individualmente, onde cada um desenvolve um diálogo pessoal com Deus ( Mt 6, 6), e coletivamente, onde a comunidade dos irmãos eleva seus cantos de louvor e glória a Cristo e é por ele atendida (Mt 18, 19).

O trabalho da Pastoral Familiar exige muita fortaleza, que é conseguida por meio de uma espiritualidade muito forte. O Espírito Santo é quem nos auxilia, principalmente naquela situações mais difíceis, quando parece que não daremos conta. A espiritualidade é a referência e o sustento para o trabalho pastoral bem executado. Por isso, para noss formação ser completa, teremos 2 encontros de espiritualidade de um dia:

1º Encontro de Espiritualidade - 01/07

Neste encontro, em meio a muita oração, abordaremos o querigma, a importância da espiritualidade nos encontros e trabalhos da pastoral e como realizar momentos de espiritualidade em todas nossas ações e atividades.

2º Encontro de Espiritualidade - 02/12

O segundo encontro terá como tema  a Espiritualidade Conjugal e Familiar – Amoris Laetitia, capítulo IX, e servirá também como um momento de congraçamento e confraternização pelo final do curso de formação.