Quem somos

Em 1977, o pároco da Paróquia Santa Teresinha, Pe. Francisco P. de Francischi, chamou os casais Odilo e Therezinha Denicol, Victor e Claedmar e Alberto e Raquel Novelli e lhes conferiu a missão de preparar os noivos que iriam receber o sacramento do matrimônio. Surgia, assim, o Curso de Noivos da Paróquia Santa Teresinha.

Desde o início, a formação para os casais se diferenciava pela busca de uma reflexão mais profunda sobre o sacramento e suas profundas consequências para a vida em comum do casal. Para isso, propõe um período maior de realização, com mais encontros. Hoje, a Preparação para o Matrimônio na Paróquia Santa Teresinha se dá em seis encontGuia de preparação para o matrimônioros, ao longo de até dois meses. Ainda não é o ideal, mas temos a certeza de proporcionar uma oportunidade única ao casal para, no meio da correria dos preparativos para as bodas, dar uma parada e refletir seriamente sobre o passo que estão prestes a dar, se realmente é o que pretendem para o resto de suas vidas.

Nossa equipe segue as orientações da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, contidas no livro Guia de Preparação para a Vida Matrimonial. Essas orientações garantem a fidelidade do conteúdo à doutrina e às diretrizes da Igreja Católica. Entretanto, os encontros sofrem uma adaptação à nossa realidade, bem como são enriquecidos com as experiências pessoais dos casais orientadores.

A equipe conta com 10 casais, que tem de 4 a 35 anos de casados, coordenados pelo casal Meire e Sergio. A assessoria eclesiástica é do pároco, Pe. Camilo, que também conversa com os casais sobre o tema “O Sacramento do Matrimônio”.